Homem de Ferro
Ao fazer sua estréia nos cinemas, o Homem de Ferro nunca esteve tão no centro do Universo Marvel quanto nas suas atuais aventuras. O personagem passou por muitas mudanças em mais de quatro décadas, indo do herói cujo maior inimigo era seu próprio coração a vilão da Guerra Civil, desprezado por outros combatentes do crime. Descubra (ou relembre) os pontos marcantes da carreira do alter ego de Tony Stark Tales of Suspense # 39O Homem de Ferro surgiu na revista Tales of Suspense # 39, em 1963. Foi uma criação conjunta de Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby e Don Heck.Lee concebeu o personagem, parcialmente baseado no milionário Howard Hughes; Larry Lieber, irmão de Stan Lee, escreveu a primeira aventura; Jack Kirby desenhou a capa (feita antes da própria história) e criou o visual da armadura; e Don Heck ilustrou a HQ e criou o visual de vários personagens importantes. A arte-final ficou por conta de Art Simek. Em 1963, a Marvel moderna, que ainda pertencia a Martin Goodman (tio de Stan Lee), já estava em franca expansão, mas ainda enfrentava inúmeros problemas de distribuição, resultado de decisões tomadas durante o período de vendas baixas, no final da década de 1950. A distribuição era feita, ironicamente, pela DC Comics, que tinha um contrato com a Marvel para atender a um número fixo de publicações por mês. Por isso, alguns títulos da "Casa das Idéias" eram bimestrais, e outros ainda usavam uma fórmula antiga de antologias, publicando histórias de fantasia, monstros, horror e ficção científica. Tales of Suspense # 40Tales of Suspense era uma revista mensal, com várias histórias curtas, misturando ficção-científica com alguns elementos bizarros, até a chegada do Homem de Ferro, cujas aventuras passaram a ocupar metade das páginas do título. Quando o herói surgiu, já tinham sido criados o Quarteto Fantástico, Homem-Formiga,Hulk, Thor e o Homem-Aranha. Namor, personagem da Era de Ouro, havia retornado aoUniverso Marvel. O Capitão América, que, como o Príncipe Submarino, também é da década de 1940, permanecia "congelado". Marvel ainda publicava revistas de faroeste, como Kid Colt e Two-Gun Kid e outras dedicadas ao público feminino como Kathy, Patsy WalkerMillie the Model e Love Romances. Tony StarkQuando o Homem de Ferro surgiu, os Estados Unidos já estavam imersos na luta contra os comunistas e o "perigo vermelho". A Guerra da Coréia (1950-1953) deu lugar à do Vietnã (1959-1975), conflito que os americanos herdaram dos franceses. No ano de estréia do herói, já havia mais de 12 mil "assessores militares" no Vietnã.Anthony Stark (Edward, seu nome do meio, só foi acrescentado no final da década de 1980) é filho do empresário Howard Anthony Stark e Maria Collins Carbonell Stark. Muito inteligente, aos 15 anos Tony já estava no curso de Engenharia Elétrica Avançado do MITMassachusetts Institute of Technology). Ele herda sua fortuna aos 21, quando seus pais morrem num acidente de carro. É neste cenário que o playboy milionário e brilhante inventor Tony Stark faz sua primeira aparição.
Tales of Suspense # 46As Aventuras de Tales of Suspense
Stark era uma personalidade efervescente. Freqüentava as praias européias da Riviera ao lado de belas mulheres e viajava para a zona de conflito para testar suas invenções ultramodernas, que deveriam ajudar os norte-americanos a vencer a guerra. A corrida armamentista e tecnológica sugerida na trama é um reflexo claro dos eventos da época. Stan Lee admitiu, mais tarde, ter se arrependido do vínculo entre a origem do personagem e o Vietnã. Em sua aventura de estréia, Stark se encontra nas selvas do Vietnã, num complexo militar norte-americano, testando seus transistores miniaturizados, fundamentais em suas histórias naquela década, contra os rebeldes comunistas. O seu grupo é atacado pelas forças comunistas de Wong-Chu e, apesar do sucesso das novas armas, Stark tenta se proteger e acaba tropeçando numa armadilha que explode uma bomba. Como resultado, um estilhaço lhe atinge o peito, alojando-se próximo ao coração. Esse fato será, durante anos, um elemento dramático de suas histórias. Sempre havia o perigo de que um esforço maior pudesse mover o objeto ou que o herói sofresse um ataque cardíaco.Iron ManStark é capturado por Wong-Chu (um vilão asiático comunista genérico) e levado para um cativeiro. Ali, ciente de sua condição de saúde precária, é forçado a produzir armas, com o auxílio de outro prisioneiro, o professor Ho Yinsen. Juntos, Stark e Yinsen constroem a primeira versão da armadura de Homem de Ferro, que era cinza e volumosa (dando ao herói uma aparência desajeitada) e tinha a dupla função de ser uma poderosa arma e funcionar com uma placa peitoral que protegia o coração de Tony do estilhaço que ameaçava sua vida. Yinsen morre distraindo os homens de Wong-Chu, enquanto Stark carregava a bateria da armadura. Com o traje pronto, ele vinga o companheiro, destruindo o complexo do inimigo, que morre numa explosão. Em seguida, Tony retorna aos Estados Unidos. Na década de 1960 era comum que a primeira história de uma nova revista mostrasse a origem do herói. Mas os editores e escritores modernos parecem ter esquecido esse conceito simples. Curiosamente, a idéia continua existindo nos filmes adaptados de HQs, que precisam apresentar os personagens para o público em geral, como é visto no filme do próprio Homem de Ferro. Tales of Suspense # 45Já na segunda aventura, em Tales of Suspense # 40 (abril de 1963), Stark decide trocar a cor da armadura de cinza para dourado, depois de uma sugestão de uma de suas "namoradas", Marion. Segundo a moça, o Homem de Ferro deveria ter uma armadura reluzente, como a de um cavaleiro medieval, condizente com suas atitudes. O milionário acata a idéia. Na prática, o uniforme do Homem de Ferro não passava de uma versão modernizada das antigas armaduras medievais, com um ou outro truque tecnológico. O que dava um toque especial era o fato de o herói conseguir guardar a armadura dentro de uma pequena pasta 007. Stark usava sua tecnologia para miniaturizar e dobrar as peças. O traje na valise é outra característica marcante do Homem de Ferro - a idéia foi usada por algumas décadas antes de ser abandonada. Happy HoganEm setembro de 1963, a revista Tales of Suspense # 45apresenta dois coadjuvantes importantes nas histórias do Homem de Ferro: o ex-pugilista Harold "Happy" Hogan e a secretária Virginia "Pepper" Potts. Os três também formariam um triangulo amoroso pela maior parte da década. Hogan ganhou o apelido de Happy (Feliz) nos tempos do pugilismo, porque ninguém o via sorrir. O grandalhão salva Tony Stark de um acidente com um carro de corrida, ganha um emprego e se torna o motorista do ricaço. PepperUm detalhe interessante são as orelhas de "couve-flor", típicas de muitos lutadores, desenhadas por Don Heck. Esta caracterização inicial foi logo abandonada. Happy fica imediatamente interessado por Pepper. Virgínia Potts, a secretária de Stark tem o apelido de Pepper (Pimenta) não apenas pelas sardas no rosto, mas por seu temperamento tempestuoso. Ela é apaixonada por Tony Stark e inicialmente não tem interesse nem paciência com Happy Hogan. VingadoresO vilão da aventura é o professor Gregor Shapanka, funcionário das Indústrias Stark que usa a tecnologia para se transformar em Jack Frost, uma espécie de Homem de Gelo, mas é facilmente derrotado pelo Homem de Ferro. Anos depois, a Marvel mudaria o nome do personagem para Nevasca (Blizzard). No mesmo mês da estréia desses personagens, a Marvel lançou outra revista, que teria um efeito imenso na vida de Tony Stark: The Avengers. A primeira equipe dos Vingadores era composta pelo Homem de Ferro (usando sua volumosa armadura dourada), Homem-Formiga, Vespa, Thor e o Hulk, que abandona o grupo nesta aventura, depois de ajudar a derrotar Loki. Tales of Suspense # 48, de dezembro de 1963, traz outra mudança importante: uma nova armadura para o Homem de Ferro. Tales of Suspense # 48Fugindo dos padrões normais, a história ocupa toda a revista e mostra Tony Stark enfrentando, com muita dificuldade, Mister Doll, um vilão que usa de um apetrecho mágico, similar a um boneco de vodu, para controlar as pessoas.Depois de um desastroso primeiro encontro, Stark resolve criar uma nova armadura vermelha e dourada para derrotar o vilão - ela era mais leve e com novos recursos. Ainda não é a versão que se tornaria clássica, mas já traz as cores que se virariam símbolo do personagem por várias décadas. A história, desenhada por Steve Ditko, mostra como a armadura do Homem de Ferro funcionava, explicando como Stark vestia o equipamento e quais os seus recursos. Este tipo de apresentação simples, que era bastante comum nas revistas de super-heróis, também foi abandonado nos quadrinhos modernos. Um momento histórico na vida de Tony Stark acontece em The Avengers # 4, de março de 1964, quando os Vingadores resgatam o corpo congelado do Capitão América. O Homem de Ferro estava presente, usando sua terceira armadura. De certa forma, assim como o Capitão América é muito lembrado como um antinazista, o Homem de Ferro pode ser visto como o grande inimigo do comunismo.Tales of Suspense # 52Sua galeria de vilões, no começo da carreira, incluía muitos comunistas, como a Viúva Negra (Tales of Suspense # 52), o Dínamo Escarlate (Tales of Suspense # 46) e o Homem de Titânio (Tales of Suspense # 69).O Mandarim (Tales of Suspense # 50) não tinha orientação política, mas funcionava como uma lembrança constante do perigo da China comunista. Ele é o maior inimigo do Homem de Ferro nesse período, e provavelmente de toda a sua carreira, com quem trava grandes combates. A minissérie Iron Man - Enter the Mandarin, de Joe Casey e Eric Canete, de 2007, é uma versão modernizada do primeiro confronto dos dois personagens. No segundo combate do Homem de Ferro com o Mandarim, mostrado em Tales of Suspense # 54, Stark está usando a quarta versão de sua armadura. Tales of Suspense # 59Este traje não é muito diferente do anterior, exceto pela placa facial, que é rebitada e tem um formato mais ovalado e menos pontudo. Na década de 1960, o Capitão América e o Homem de Ferro estiveram muito interligados, e dividiram a mesma revista por alguns anos. Em Tales of Suspense # 58, de outubro de 1964, o alter ego de Stark enfrenta o Sentinela da Liberdade pela primeira vez, graças a uma confusão armada pelo Camaleão. O problema é solucionado com a ajuda dos Vingadores e os heróis voltam a ser amigos. Este foi o primeiro de muitos confrontos entre ambos. Na maioria das vezes, Stark representava interesses pessoais, corporativos ou até governamentais nesses confrontos, enquanto o Capitão América sempre lutou por valores mais nobres. Civil WarO ponto máximo dessa diferença entre eles ocorreu durante a recenteGuerra Civil, quando cada um liderou uma facção de heróis contra o outro. A revista Civil War - Iron Man / Captain America - Casualties of War faz uma boa recapitulação da amizade e dos conflitos entre os dois. A dupla passa a dividir a mesma revista em Tales of Suspense # 59, de novembro de 1964, quando o Capitão América substitui as histórias de suspense e ficção que eram publicadas junto com as aventuras do Homem de Ferro. Em Tales of Suspense # 66, de 1965, numa aventura contra Attuma e os Atlantes, Tony Stark modifica mais uma vez sua armadura, eliminando os rebites da placa facial, e passa a usar uma versão mais clássica de seu uniforme vermelho e dourado. Esta quinta armadura, a terceira em vermelho e dourado, foi usada pelo personagem entre 1965 e 1985. Tales of Suspense # 99O Homem de Ferro e o Capitão América permaneceriam em Tales of Suspense até seu último número (Tales of Suspense # 99), de março de 1968, quando o título mudou de nome paraCaptain America. A nova revista, a primeira própria do Sentinela da Liberdade desde a década de 1950, iniciou com o número # 100.Por um mês, em abril de 1968, o Homem de Ferro dividiu suas aventuras com Namor no especialIron Man and Sub-Mariner, que só teve um número. Em maio do mesmo ano, o "latinha" ganharia seu primeiro título solo: The Invincible Iron Man. Outro evento de destaque com participação de Tony Stark, naquela década, foi a criação da S.H.I.E.L.D., que surgiu na revista Strange Tales # 135, de agosto de 1965, quando Nick Fury, um agente da CIA, é chamado para liderar uma nova organização de combate à espionagem internacional e ao terrorismo, problemas representados pela Hydra. Tales of Suspense # 91Happy Hogan foi o primeiro a descobrir a identidade do Homem de Ferro, em Tales of Suspense # 70, de 1965. O personagem sofreu bastante como motorista e confidente de Stark. Hogan chegou a virar uma criatura grotesca, o Freak, em algumas aventuras, resultado da exposição a um raio de cobalto; perdeu a memória por vários meses, como conseqüência de sua cura; e foi até seqüestrado pelo Colecionador. Além de descobrir a identidade secreta de seu patrão, Hogan foi o segundo homem a vestir a armadura de Homem de Ferro, em Tales of Suspense # 84, para demonstrar ao público que Tony Stark, na época hospitalizado e com o coração fraco, não era o herói."Pepper" Potts e Happy Hogan se apaixonam e se casam emTales of Suspense # 91. Nessa época também surge o único parente vivo de Tony Stark, seu primo Morgan, um sujeito de valores morais duvidosos. Iron Man # 35Stark e o Homem de Ferro voltariam ao Vietnã, num arco de três edições (Tales of Suspense # 92-94), enfrentando o Homem de Titânio.O agente da S.H.I.E.L.D. Jasper Sitwell passaria a figurar proeminentemente nas aventuras do herói, a partir de Tales of Suspense # 93, como representante do governo supervisionando os contratos militares de Tony Stark. Outros vilões da época incluem: Jack Frost; Dr. Strange, que apesar do nome não tem nenhuma relação com o Dr. Estranho; Cavaleiro Negro; Attuma; Ultimo; Gárgula Cinzento; Crusher; Namor; Whitney Frost, que se tornaria a Madame Máscara, em Tales of Suspense # 97, poucos meses antes do término do título; a versão Marvel da Máfia, a Maggia; I.M.A.; Chicote Negro (Whiplash); Unicórnio; Derretedor; Espantalho; Freak, versão monstruosa de Happy Hogan; e até mesmo o Gavião Arqueiro, como um vilão recrutado pela Viúva Negra, em Tales of Suspense # 57. Mais tarde, o Gavião Arqueiro se juntaria aos Vingadores, em The Avengers # 16. Esta relação inicial entre Tony Stark, a Viúva Negra e o Gavião seria reprisada e explorada de maneira mais realista por Mark Millar, em Os Supremos. Iron Man # 1Os principais artistas desse período são Jack Kirby, Don Heck, Gene Colan (muitas vezes assinando como Adam Austin), Jack Abel (que também usou o pseudônimo de Gary Michaels), Art Semeik, Dan Adkins e Frank Giacoia. Muitas mudanças de 1968 a 1978 Em 1968, ano da ofensiva do Tet (ataque lançado pelos norte-vietnamitas contra as forças americanas e sul-vietnamitas), a guerra do Vietnã estava no seu momento mais crítico, com mais de 200 mil soldados dos Estados Unidos envolvidos num conflito que não parecia ter solução próxima. O Homem de Ferro estava ocupado em aventuras contra vilões como Demolisher, Unicórnio, Cerebrus, Crusher, Gladiador, Mandarim e a Maggia. Mas era tempo de ganhar um título próprio. Iron Man # 2A primeira história do herói em sua nova revista - Iron Man - é uma continuação da trama que vinha sendo desenvolvida em Tales of Suspense # 99 e Iron Man e Sub-Mariner # 1, na qual enfrenta o Chicote Negro, I.M.A., Maggia e Whitney Frost. O roteiro é de Archie Goodwin, que assumira o cargo em Tales of Suspense # 99, com desenhos de Gene Colan e arte-final de Johnny Craig. Craig desenhou alguns números antes de ser substituído por George Tuska (um dos desenhistas clássicos do "Cabeça de Lata") e voltar à arte-final. Janice Cord faz sua estréia em Iron Man # 2. A moça, que seria o interesse romântico de Tony Stark, é filha do cientista Drexel Cord, concorrente do milionário e criador do robô Demolisher. Cord odeia Stark e o Homem de Ferro e deseja superá-los. O cientista morre nessa aventura depois de tentar destruir o Homem de Ferro. As indústrias Cord ficam nas mãos de Janice. Iron Man # 12O Mandarim volta atacar num arco que começa em Iron Man # 9, numa aventura envolvendo um robô do Hulk e uma tentativa de transformar Tony Stark num traidor da pátria e descobrir sua identidade secreta. Nick Fury e a S.H.I.E.L.D. também participam da trama. Mas Stark estraga os planos do vilão, pois está usando uma máscara quando o Mandarim finalmente tira seu capacete. Simultaneamente, um LMD (Life Model Decoy - conhecido no Brasil como Modelo de Vida Artificial) da S.H.I.E.L.D., se faz passar pelo milionário numa conferência. Outro personagem que surge nas revistas nessa época do Homem de Ferro é o Controlador (que mais tarde seria um dos inimigos do Capitão Marvel, na primeira Saga de Thanos), em Iron Man # 12, numa trama envolvendo Janice e as Indústrias Cord. Tales of Suspense # 39Em junho de 1969, o Homem de Ferro participa de uma aventura com o Capitão Marvel, na época ainda com seu uniforme verde e branco, emCaptain Marvel # 14. A história faz parte de um pequeno crossovercom Namor, Toro e os Vingadores, contra os vilões Cabeça de Ovo, Pensador Louco e Mestre dos Bonecos. Uma das aventuras mais importantes dessa fase começa em Iron Man # 17. A história revela que o Modelo de Vida Artificial que ajudou o Homem de Ferro contra o Mandarim ganhou independência e tomou o controle da vida de Tony Stark. Madame MáscaraEnquanto isso, outro plano se desenrola, envolvendo Mordecai Midas, Madame Máscara e Morgan Stark. O verdadeiro Stark é colocado para fora da empresa, como um impostor e, apesar de suas tentativas de provar o contrário, acaba nas ruas, sendo finalmente seqüestrado por Midas e Madame Máscara.Midas, achando que o verdadeiro Stark é realmente um impostor, deseja usá-lo para tomar posse das Indústrias Stark. A oportunidade é perfeita para que Tony possa recuperar sua identidade e sua vida. Madame MáscaraDurante a aventura, Stark descobre que Madame Máscara é na verdade Whitney Frost, ex-agente da Maggia, que teve seu rosto desfigurado num acidente. O arco também traz o primeiro combate entre dois trajes do Homem de Ferro. O verdadeiro Tony Stark, usando a segunda armadura (dourada), contra o MVA, com a vermelha e dourada.Embora vença a batalha, com a ajuda dos Vingadores, Stark sofre um ataque cardíaco. O milionário é operado pelo Dr. José Santini que faz um implante de tecido artificial em seu coração (os transplantes do gênero ainda não eram comuns). Após a cirurgia, Tony não precisa mais usar sua placa peitoral para sobreviver, mas seu coração continua fraco. Iron Man # 20Na conclusão, o Homem de Ferro derrota Midas, que morre na explosão de sua base secreta, e Madame Máscara, que mesmo envolvida emocionalmente com Tony Stark, foge deixando o milionário para trás. Este arco foi usado nos desenhos animados canadenses,The Marvel Superheroes, de 1966, que foram exibidos com sucesso no Brasil. Em Iron Man # 20, o último número da década de 1960, o Homem de Ferro enfrenta Lúcifer, alienígena que surgiu como inimigo dos X-Men. Muitas dessas aventuras saíram pela Ebal na revista Capitão América e Homem de Ferro (da série Capitão Z), que teve 35 edições entre 1967 e 1970. Algumas histórias também foram republicadas pela Abrile pela Panini. Iron Man # 21A década de 1970 começa para Tony Stark com uma dúvida: desistir do Homem de Ferro? Depois da operação do Dr. Santini, o milionário não precisa mais usar a armadura para sobreviver, e os perigos que enfrenta com seu alter ego ainda podem matá-lo do coração.Happy Hogan leva Stark para assistir a uma luta de Eddie March, um pugilista negro que enfrenta seus inimigos vestido com uma fantasia do Homem de Ferro. Depois da vitória, o médico informa March que ele não pode mais lutar ou poderá morrer. E o boxeador anuncia o final de sua carreira. Janice Cord descobre que seu principal cientista, Alexander Niven, é na verdade o cientista russo Alexander Nevsky, que recria a armadura do Dínamo Escarlate, do professor Vanko, para destruir o Homem de Ferro. Nevsky acredita, erroneamente, que o Homem de Ferro foi o responsável pela deserção do professor Vanko. Janice é salva pelo Homem de Ferro e o russo foge. Iron Man # 27Depois desse confronto, Stark decide abandonar a vida de super-herói. Após consultar Happy, contrata Eddie March para usar a armadura, sem saber dos problemas de saúde do pugilista.March se torna o terceiro homem a usar a armadura do Homem de Ferro (na verdade, uma cópia) emIron Man # 21, numa luta contra o Dínamo Escarlate. Nevsky cria uma armadilha para o Vingador Dourado e ambos lutam num navio que secretamente está transportando para os Estados Unidos o Homem de Titânio. O resultado é trágico. Eddie March fica à beira da morte, após lutar com o Dínamo Escarlate; Tony Stark reassume a identidade do Homem de Ferro e derrota o Homem de Titânio, mas não consegue salvar a vida de sua amada Janice, que morre durante o confronto.Iron Man # 24Nevsky, que também estava apaixonado pela moça, foge culpando Stark e o Homem de Ferro pela morte da garota. Iron Man # 27 introduz o vilão Inferno (Firebrand). A trama envolve o retorno de Eddie March e explora problemas sociais das comunidades negras de Nova York, outro reflexo claro dos assuntos da época. O Controlador volta em Iron Man # 28, que mostra um pouco do passado do herói com um flashback sobre seu pai e a garota Meredith McCall, o primeiro amor de Stark. Além disso, a edição explora o interesse de Tony Stark e Jasper Sitwell por Whitney Frost, a Madame Máscara, que retornou em Iron Man # 24. Outro personagem importante da época é Kevin O'Brian (Iron Man # 31), cientista que trabalha numa unidade das Indústrias Stark na ilha de Lakani. Iron Man # 37Um dos mais misteriosos inimigos do Homem de Ferro é o Espião Mestre (Spymaster) e seu esquadrão de espionagem. Sua primeira aparição ocorreu em Iron Man # 33, juntamente com Marya Penskiyov (na grafia incorreta da época; o certo, para o sobrenome russo de uma mulher, seria Penskiyova), a N° 1; Samson Washington, o N° 2; Farley London, o N° 3; Godfried Herter, o N° 4; e Roger Philips, o N° 5.Nessa aventura clássica, a organização conhecida como Zodíaco, representada por Capricórnio, contrata o Espião Mestre e seu grupo para destruir as Indústrias Stark. Também participam o Demolidor, Nick Fury e a Madame Máscara. O grupo criminoso também planeja recapturar a Chave do Zodíaco, que está de posse da S.H.I.E.L.D. Nessa época, Gerry Conway substitui o roteirista Allyn Brodsky, que havia assumido o título após a saída de Goodwin, em 1970. Goodwin voltaria ao posto em 1976. Conway ficou na revista entre 1971 e 1972, e novamente de 1976 a 1977. Iron Man # 46Em Iron Man # 37, durante o ataque do alienígena Ramrod, após revelar sua identidade secreta, Stark cria uma armadura especial para Kevin O'Brian usar em caso de emergência. O'Brian assume a identidade de O Guardião (Guardsman) para salvar seu patrão de Mikas, em Iron Man # 43Esta edição também marca o início da participação de Gil Kane como capista. Durante alguns anos da década de 1970, ele fez as capas dos principais títulos da Marvel. A armadura experimental do Guardião estimula as regiões da inveja e do ciúme no cérebro de O'Brian; e ela acaba lutando contra o Homem de Ferro, na tentativa de ficar com Marianne Rodgers, namorada de Stark que possuía alguns poderes extra-sensoriais. O'Brian morre em Iron Man # 46.Seu irmão, Michael também viria a usar a armadura do Guardião. Iron Man # 50Roy Thomas e Barry Windsor-Smith (em começo de carreia) se juntam em Iron Man # 47, fazendo uma retrospectiva da carreira do herói, com direito a um flashback de sua origem.Outra curiosidade desse período é que algumas das aventuras do Homem de Ferro se cruzavam com os eventos da revista do Demolidor, como aconteceu no arco do Espião Mestre e do Zodíaco, e volta a ocorrer quando o "Cabeça de Lata" enfrenta Mikas. Depois de combates com o Adaptóide e a Princesa Phyton, o Homem de Ferro enfrenta Madame MacEvil, em Iron Man # 54, personagem que depois assumiria o nome de Serpente da Lua. A edição seguinte, Iron Man # 55, tem roteiro e desenho de Jim Starlin, e introduz Drax, o Destruidor; os Irmãos Sangue (esses personagens se reencontrariam na minissérie Drax, de 2005); e Thanos, em sua primeira aparição no Universo Marvel. Iron Man # 63Em Iron Man # 58(1973), depois de um combate com o Mandarim e o Unicórnio, Stark conclui que seu coração está curado e o transplante foi aceito pelo seu organismo. Outra personagem interessante é Roxanne Gilbert, irmã do vilão Firebrand. Ela era pacifista e também tinha reservas em relação a Tony Stark - a principal delas a venda de armas das indústrias do milionário. A vida de Stark fica mais complicada emIron Man # 63, quando, depois de uma briga com o Dr. Espectro, Happy Hogan o encontra beijando sua esposa. Happy, então, revela a Pepper que Tony é o Homem de Ferro. Para escapar dos problemas e ajudar Eddie March, Stark viaja ao Vietnã, em Iron Man # 67 (abril de 1974), em busca de Roxanne Gilbert e o do irmão de Eddie, Marty, desaparecido durante a guerra. Iron Man # 72Essa história levará o Homem de Ferro a um confronto com Sunfire, Unicórnio, Mandarim, Ultimo e o Garra Amarela. Ao retornar aos Estados Unidos, Stark encontrará Happy e Pepper mais uma vez apaixonados e com seus problemas resolvidos. Uma história bastante curiosa ocorre em Iron Man # 72, cujo pano de fundo é a convenção de quadrinhos de San Diego, aComic-Con de 1974. Vários artistas participam fazendo pequenas pontas, entre eles Roy Thomas, Mike Friedrich, Tom Orzechowski, Frank e Jan Brunner. Embora a história tenha sido ilustrada por George Tuska e Vince Colleta, as participações foram feitas por convidados especiais: Roy Thomas e Mike Friedrich foram desenhados por Neal Adams; Tom Orzechowski por Alan Kupperberg; e Frank e Jan Brunner, pelo próprio Frank Brunner. Iron Man # 74Os vilões da aventura são o Derretedor, Homem-Touro e o Lama Negro. O Lama Negro tenta manipular diversos vilões uns contra os outros para seu benefício - já havia até colocado Mandarim contra o Garra Amarela. Mas sua proposta é desconsiderada por Fu Manchu, Caveira Vermelha e Dr. Destino. AGuerra dos Supervilões, fomentada pelo Lama Negro, uma versão alternativa do presidente americano Gerald Ford de uma Terra paralela, começa em Iron Man # 74, num combate entre Modok e o Pensador Louco. A história termina em Iron Man # 81, que marca a saída do roteirista Mike Friedrich, depois de 30 edições. Len Wein e Herb Trimpe, veteranos do Hulk, assumem a revista em Iron Man # 82 e os destaques são a volta do Fantasma Vermelho e a entrada de Michael O'Brian (irmão de Kevin) que posteriormente assumiria a identidade do Guardião e seria mais uma pessoa do círculo íntimo de Tony Stark ciente de seu segredo. Iron Man # 88Wein e Trimpe ficariam pouco tempo na revista, sendo substituídos por Bill Mantlo e George Tuska. Outros artistas que trabalharam com o Homem de Ferro são: Fred Kida, Keith Pollard, Carmine Infantino e Alfredo Alcala.Iron Man # 88 marca a saída temporária de Pepper Potts e Happy Hogan da vida do herói, e Krissy Longfellow substitui Pepper como secretária de Tony Stark. A revistaIron Man comemora seu centésimo numero com um clássico, uma batalha entre o Homem de Ferro e seu maior inimigo, o Mandarim. Iron Man # 115, de 1978, marca o início de uma nova fase para o personagem, um período que se tornou um clássico no gênero super-heróis. Embora faça parte de um arco maior, escrito por Bill Mantlo, a história marca a entrada de John Romita Jr., no começo da carreira e desenhando com seu estilo antigo.

1 comentários:

Guilherme Braz disse...

eu escolhi este

Postar um comentário

Copyright ©2012 Mega Bost Todos os Direitos reservados | Designed by Baixar Templates Novos | Suported by YesRank